BP Inova com Assistente Virtual — E faz piloto de Monitoramento remoto de pacientes, via “chatbot” e “Whatsapp”


Esta é uma republicação do artigo abaixo, com o título acima, focando na mensagem em questão.

Nova assistente virtual da BP monitora pacientes via Whatsapp


Future Health
DANIEL NAVAS
30 AGO 2022

Para a maioria dos profissionais da saúde, acompanhar os pacientes fora das estruturas do hospital depois de uma cirurgia é uma tarefa complexa.


Afinal de contas, é preciso uma equipe dedicada para entrar em contato, muitas vezes diariamente, com os pacientes, a fim de saber como estão os dias pós-alta hospitalar.


E para facilitar e contribuir com o monitoramento desses pacientes, além de facilitar a mensuração da qualidade do serviço prestado, a BP — A Beneficência Portuguesa de São Paulo , decidiu implementar o serviço de assistente virtual no pós-alta.


Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana


Chamada de AVB, a tecnologia, vendida pela Ptech MedTech Solutions, funciona por meio de um chatbot — robô de conversa.

O cofundador da Ptech MedTech Solutions, Euro Palomba, descreve:

“A inteligência artificial do sistema reconhece a escrita do paciente e é capaz de receber uma mensagem de áudio, interpretá-la e tomar suas devidas ações. Ela também faz análise de imagens e de fotos para gerar informações relevantes ao corpo clínico.”


Além disso, a AVB, que funciona 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, interage com o paciente proativamente, informando-o sobre questões importantes, como não esquecer de tomar a medicação e sobre sintomas que devem ser observados no período do pós-alta.


De acordo com Palomba, todas as informações são criptografadas e armazenadas em prontuário eletrônico, seguindo padrões internacionais de informação.


Aliás, o monitoramento é voluntário. Ou seja, o paciente é quem decide se participa ou não dessa interação virtual. 

A diretora-executiva de Tecnologia e Inovação da BP, Lilian Quintal Hoffmann, comenta:

“Recebemos diversas startups para apresentar seus assistentes virtuais e a Ptech demonstrou capacidade tecnológica, comprometimento e um propósito genuíno de transformação de saúde e entrega de valor para os clientes. Foi assim que estabelecemos a parceria.”


Lilian Quintal Hoffmann é diretora-executiva de Tecnologia e Inovação da BP. (Foto: Divulgação)

Benefícios aos pacientes


Ainda de acordo com Hoffmann, esse serviço de telemonitoramento tem um forte papel educacional e de engajamento do paciente na promoção do seu autocuidado.

“A tecnologia oferece uma comunicação personalizada com os pacientes no momento certo e com a orientação técnica mais adequada.

Podemos, inclusive, indicar o que é mais apropriado para as necessidades do paciente, como por exemplo, buscar o pronto atendimento da BP ou orientá-lo a conversar com a equipe multidisciplinar e com o médico que o acompanha”, afirma a diretora.


Podemos, inclusive, indicar o que é mais apropriado para as necessidades do paciente, como por exemplo, buscar o pronto atendimento da BP ou orientá-lo a conversar com a equipe multidisciplinar e com o médico que o acompanha”, afirma a diretora.


A equipe médica pode, inclusive, realizar alterações de processos, promover programas de capacitação da equipe, além de implementar novas soluções preventivas. Tudo isso com a ajuda da Assistente Virtual da BP.


Período de experiência


No início, a AVB acompanhava pacientes com tromboembolismo venoso e aqueles submetidos à cirurgia bariátrica.

“Pelo histórico de inovação da BP e também de excelência nas práticas de prevenção do tromboembolismo venoso e no cuidado envolvendo as cirurgias ortopédicas complexas, percebemos a oportunidade de acompanhar estes pacientes pela farmácia clínica da BP via Assistente Virtual”, argumenta Hoffmann.


Para monitorar a ocorrência de infecções para cirurgia bariátrica, a diretora-executiva conta que a escolha pela assistente virtual também ocorreu em razão da alta qualidade que o hospital oferece neste tipo de procedimento.


Atualmente, a tecnologia está conectada ao WhatsApp, o que permite que qualquer pessoa que utiliza a plataforma possa interagir e ser acompanhado pela AVB.


Bons resultados de lado a lado


E não são apenas os pacientes que saem ganhando com a implantação da tecnologia: os profissionais da saúde e o hospital também.


Afinal de contas, um dos papéis da nova assistente virtual é aproximar especialistas dos pacientes que apresentam maior demanda de cuidado, focando em situações de emergência e focando atenção aos que necessitam de cuidado individualizado.


“A assistente virtual é muito valiosa, uma vez que torna o acompanhamento mais célere, seguro e produtivo. Com ela, podemos monitorar mais pacientes, com menos profissionais de saúde, utilizando meios de comunicação que são acessíveis aos clientes”, aponta Hoffmann.


Já para a BP, a diretora-executiva afirma que a tecnologia vai contribuir para mensurar a qualidade do serviço prestado aos pacientes.


“Durante um período de testes, acompanhamos de 60 pacientes no pós-alta, simultaneamente. Neste tempo, houve redução de demanda da equipe de saúde e maior assertividade com os casos complexos, tudo de acordo com os alertas enviados pelos pacientes via plataforma”, comemora a diretora.


Próximos passos


Para Lilian Hoffmann, em um futuro próximo é esperado que a plataforma seja ampliada para outras especialidades.


“Com a AVB, poderemos melhorar o desfecho clínico dos pacientes pós-cirúrgicos, a adesão medicamentosa, o uso racional dos anticoagulantes e a prevenção de reações adversas. 

Além disso, queremos melhorar a detecção de problemas que ocorrem com pacientes no pós-alta, como infecções, e atuar na prevenção deles. 

São muitos ganhos possíveis”, conclui a diretora-executiva da BP.


Originally published at https://futurehealth.cc on August 30, 2022.


Nomes mencionados:


Lilian Quintal Hoffmann é diretora-executiva de Tecnologia e Inovação da BP.

O cofundador da Ptech MedTech Solutions, Euro Palomba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Subscribe

PortugueseSpanishEnglish
Total
0
Share