O governo teria tido a capacidade de investimento de R$ 1 tri que a iniciativa privada fez em 25 anos de Privatização das Telecomunicações ?


the health strategist
review

management, engineering and
technology review


Joaquim Cardoso MSc.

Chief Research Officer (CRO)
Chief Editor
Chief Strategy Officer (CSO)
Senior Advisor


for “the health strategist – institute”


July 28, 2023


Desde o fim do monopólio da Telebras em 1998, número de acessos de comunicação cresceu de 28 milhões a 336 milhões


Este é um Sumário Executivo do artigo “xxx”, de autoria de “Marcelo Camargo/Agência Brasil”, publicado pelo Poder360.


Principais destaques com estatísticas sobre o setor de telecomunicações no Brasil após 25 anos de privatização:


Investimento Total: O setor de telecomunicações no Brasil registrou um investimento de R$ 1 trilhão em 25 anos, considerando valores atualizados pela inflação. 


  • Crescimento do Número de Acessos: Desde o fim do monopólio da Telebras em 1998, o número de acessos de comunicação aumentou significativamente, passando de 28 milhões para 336 milhões em 2023. 

  • Acessos Móveis Dominantes: Dos 336 milhões de acessos de comunicação em 2023, impressionantes 251 milhões foram acessos móveis, representando a maior parte do mercado e mostrando um crescimento exponencial de 3.309% desde 1998. 

  • Acesso à Internet pelo Celular: De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2022, 92 milhões de brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular, enquanto 142 milhões de usuários se conectam à internet diariamente ou quase todos os dias. 

  • Cobertura de Internet no Brasil: A cobertura de internet no Brasil ainda está abaixo da média global, atingindo 91% da população

  • Desafios com a Tecnologia 5G: Mesmo após 1 ano da disponibilidade da tecnologia 5G no Brasil, mais da metade da população (53,9% — 109,5 milhões de pessoas) ainda não possui acesso à nova tecnologia. 

Principais Empresas no Setor Móvel: De acordo com um levantamento, as principais operadoras de serviços móveis no Brasil são a Vivo (Telefônica), com 39% de participação no mercado; a Claro, com 33,1% e a Tim, com 24,4%. 


  • Participação da Oi: Em 2021, a Oi possuía 16,5% de participação de mercado na telefonia móvel. A empresa, que oferece também serviços de internet, TV e telefonia fixa, passou por recuperação judicial em 2016 e novamente em dezembro de 2022. 

Esses números mostram o notável crescimento e desenvolvimento do setor de telecomunicações no Brasil após a privatização, com um aumento substancial no número de acessos e a predominância dos acessos móveis. 


Apesar disso, ainda existem desafios, como a expansão da cobertura de internet e a disponibilidade da tecnologia 5G para toda a população.


Complete version, originally published at https://www.poder360.com.br on July 28, 2023.



Infographic


Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Subscribe

PortugueseSpanishEnglish
Total
0
Share