The health strategist
institute, portal & consulting
for workforce health & economic prosperity
Joaquim Cardoso MSc.
Servant Leader, Chief Research & Strategy Officer (CRSO),
Editor in Chief and Senior Advisor
17 de janeiro de 2024
Este sumário executivo é baseado no artigo “2024 Must Be the Year for Exponential Climate Action”, publicado pela TIME e escrito por Laurence Tubiana e Katherine McKenna, em 16 de janeiro de 2024.
Qual é a mensagem?
À medida que o marco crítico de 2030 se aproxima na luta global contra as mudanças climáticas, é necessária uma ação climática urgente e exponencial para evitar um aquecimento catastrófico.
Apesar da ameaça iminente, o mundo está atualmente em uma trajetória de aquecimento de 2,5 a 2,9 graus Celsius, muito acima da meta de 1,5 grau estabelecida pelo Acordo de Paris.
O artigo destaca o imperativo de tornar 2024 o ano de ação climática decisiva e acelerada.
RESUMO DE UMA PÁGINA
Quais são os pontos principais?
Correção Imediata de Curso:
Destaca-se a necessidade de uma mudança drástica para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius. O Secretário-Geral da ONU descreve a lacuna atual de emissões como um “cânion”, exigindo ação climática imediata e exponencial.
Cinco Ações Exponenciais para 2024:
Implementar a Rota para as Emissões Líquidas Zero da AIE (Net Zero): Ênfase em triplicar a dependência de energia renovável, dobrar a eficiência energética, reduzir significativamente as emissões de metano e aumentar a eletrificação, conforme delineado pela Agência Internacional de Energia.
Fase de Eliminação de Combustíveis Fósseis: Reconhecendo o imperativo de uma fase gerenciada de eliminação dos combustíveis fósseis, alinhando-se com os compromissos da COP28 e atendendo aos apelos de 127 países e coalizões influentes.
Escalonar o Financiamento para o Sul Global: Urgência na ampliação de capital para projetos de energia renovável no Sul Global, com foco em trilhões, não bilhões, e fontes inovadoras de financiamento climático.
Alinhar Ações Nacionais e Subnacionais para as Emissões Líquidas Zero: Costurar e elevar a ambição climática de atores subnacionais críticos, empresas, instituições financeiras, cidades e regiões.
Empoderar Pessoas: Tornar 2024 o ano em que as vozes públicas têm precedência, instando os cidadãos a apoiar partidos com políticas climáticas ambiciosas e enfatizando a importância das ações coletivas, especialmente das mulheres.
Quais são os exemplos-chave?
Os exemplos incluem esforços globais para combater as emissões de metano, iniciativas de países como a UE, EUA e Canadá, e o papel de liderança das mulheres na ação climática, apesar da falta de chefes de estado femininas na COP28.
Conclusão
Destaca-se a urgência da ação climática em 2024, com o artigo pedindo o fim da era dos combustíveis fósseis e a implementação de cinco ações exponenciais.
É ressaltada a importância da colaboração global, reestruturação financeira e capacitação de indivíduos, especialmente mulheres.
À medida que o mundo enfrenta inúmeras eleições nacionais, o artigo insta os cidadãos a apoiarem líderes comprometidos com políticas climáticas robustas, enfatizando que 2024 deve ser um ano de ação firme e impactante, em vez de meras resoluções.
Para ler a publicação original, clique aqui.