Tendências de Fusões, Aquisições e Concentração dos Mercados em Saúde em 2023-24


healthtransformation
.foundation

Joaquim Cardoso MSc
February 13, 2023


Este e um excerto do artigo “Retrospectiva da Saúde Global em 2023: Algumas Reflexões”, escrito por André Medici, e publicado em 30 de Dezembro de 2023


Apesar da inflação em saúde mais elevada, os analistas dos mercados em saúde estão otimistas em 2024 em relação ao crescimento dos volumes de concentrações, fusões e aquisições.

No entanto, mesmo com alguns negócios de alto perfil ocorridos no primeiro semestre do ano nos Estados Unidos, como a aquisição da Signify Health pela CVS e a compra do Grupo LHC pela United Health, a atividade de fusões no setor saúde tem se desacelerado nos últimos anos.

Alguns fatores específicos, como a forte procura de cuidados de saúde domiciliários e cuidados paliativos, demonstraram o crescimento seletivo do movimento de aquisições em alguns subsetores do mercado de saúde.

Os sistemas privados de saúde têm aumentado o volume de fusões e aquisições para permanecerem explorando as potencialidades de mercados mais abrangentes.

Uma pesquisa da KPMG em 2023, envolvendo investidores na área da saúde e do setor farmacêutico, revelou que 60% dos entrevistados afirmaram que planeavam intensificar a atividade de fusões e aquisições em 2024, ainda que a inflação e a elevada taxa de juros possam criar pressões desfavoráveis a estes movimentos.

No Brasil, embora o número de fusões e aquisições em 2022 tenha sido 36% menor do que ocorrido em 2021, foram realizadas 53 operações desta natureza nos mercados brasileiros de saúde, englobando hospitais, laboratórios de análises clínicas e as companhias de produtos químicos e farmacêuticos, de acordo com dados da KPMG (ver gráfico 3).

Um exemplo deste movimento em 2022 foi a fusão da Rede Dor com a Sul América Seguros de Saúde — um negócio avaliado na época em US$3,1 bilhões.

Mas ainda que os dados não estejam consolidados, pode-se dizer que após esse grande movimento de fusões e aquisições nos mercados de saúde, entre 2019 e 2022, o ano de 2023 parece ter sido mais comedido neste processo, seguindo a desaceleração iniciada em meados de 2022.

Gráfico 3 — Número de fusões e aquisições do setor saúde no Brasil: 2012–2022


Fonte: KPMG

Além de um cenário menos atrativo para investimentos, a necessidade de consolidação do que foi comprado, com a captura sinergias, esteve no centro das atenções para o setor nos últimos meses no ano que finda.

No entanto, com as perspectivas de queda da inflação e cortes nas taxas de juros, é possível que haja uma recuperação deste mercado de fusões e aquisições em saúde em 2024.


Para ler o artigo completo clique abaixo

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Subscribe

PortugueseSpanishEnglish
Total
0
Share