the health
transformation
center of excellence
Joaquim Cardoso MSc
Chief Researcher, Editor & Strategist
March 11, 2024
Este é um Sumário Executivo do relatório “Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH) — Edição: dezembro de 2023, Data-base: junho de 2023”, publicado pelo IESS Instituto de Estudos de Saúde Suplementar”.
Sumário Executivo
· A Variação do Custo Médico Hospitalar VCMH/IESS — para um conjunto de beneficiários de planos individuais foi de 15,1% nos últimos 12 meses encerrados em junho de 2023 relativamente aos 12 meses terminados em junho de 2022.
· Em junho/22 (comparação de 12 meses), a VCMH foi de 14,4%. A tabela abaixo apresenta um resumo dos valores da VCMH de 2019 a 2023. A inflação de 12 meses em junho/23 foi de 3,2%.
Valores (%) da VCMH/IESS por trimestre de 2019 a 2023:
VCMH (%) por item de despesa:
VCMH — CONCEITO
A VCMH/IESS é uma medida da variação do custo médico-hospitalar per capita incorrido pelas operadoras de planos e seguros de saúde com a assistência a seus beneficiários. A variação do custo médico-hospitalar (VCMH) é calculada considerando-se o custo médio por exposto em um período de 12 meses em relação às despesas médias dos doze meses imediatamente anteriores. Essa é uma média móvel que expurga efeitos de sazonalidade.
O cálculo é feito para um conjunto de planos individuais (antigos e novos) de operadoras de abrangência nacional. A amostra utilizada no cálculo foi de 606 mil beneficiários em junho de 2023.
A metodologia é reconhecida internacionalmente e aplicada na construção de índices de variação de custo per capita em saúde nos Estados Unidos, como o S&P Healthcare Economic Composite e Milliman Medical Index.
O índice VCMH/IESS é uma média ponderada por padrão de plano (básico, intermediário, superior e executivo), o que possibilita a mensuração mais exata da variação do custo médico-hospitalar. Com isso, eliminam-se, e, grande parte, as variações que decorrem de mu danças na composição dos planos, que nada teriam a ver com variação de despesas.
O custo médico-hospitalar resulta do produto da frequência de utilização pelo preço dos serviços de saúde. Portanto, a variação do custo ou a VCMH, é a soma das va- riações dos preços e das variações das frequências de utilização, mais os efeitos cruzados. Resulta, portanto, maior do que a soma das variações dos preços e das variações das quantidades. Dessa forma, se em um determinado período a frequência de utilização e o preço médio aumentam, o custo apresenta uma variação maior do que a soma das variações isoladas de cada um desses fatores.
DATA-BASE: jun/2023
A variação dos custos médico-hospitalares (VCMH/IESS) foi de 15,1% para o período de 12 meses encerrados em junho de 2023, relativamente aos 12 meses encerrados em junho de 2022. A VCMH/IESS foi superior à inflação de preços medida pelo IPCA/IBGE, que no mesmo período atingiu 3,2% (Gráfico 1).
Nos últimos 6 meses, o crescimento das despesas parece ter estabilizado ao redor de 15%. Importante destacar que o índice VCMH/IESS tem no seu cálculo apenas planos individuais, não refletindo necessariamente a variação das despesas dos planos coletivos.
Gráfico 1: Série histórica da VCMH/IESS e IPCA/IBGE em variação de 12 meses.
Nota: A variação do IPCA é calculada utilizando-se o índice médio de doze meses relativamente aos 12 meses anteriores.
VCMH por grupos de procedimentos
O Gráfico 2 mostra a composição dos custos com assistência à saúde dos beneficiários de planos individuais que são de responsabilidade das operadoras. Nota-se que, em junho de 2023, as internações têm o maior peso (61%), seguidas por Terapias (14%), Exames Complementares (9%), Consultas (6%), e Outros Serviços Ambulatoriais — OSA (9%). Destaca-se que, em relação a jun/22, houve aumento do peso de Terapias e OSA.
Gráfico 2: Peso de cada item de despesa assistencial na composição da VCMH/IESS (%) em junho de 2022 (a) e junho de 2023 (b).
Todos os itens apresentaram uma VCMH positiva, ou seja, aumento nas despesas per capita nos 12 meses até junho de 2023 relativamente aos 12 meses até junho de 2022: Terapias (32,3%), OSA (Outros Serviços Ambulatoriais) (15,9%), Consultas (13,4%), Internação (12,8%) e Exames (3,2%) (Gráfico 3).
Gráfico 3: Série histórica do VCMH/IESS por item de despesa.
Equipe
Superintendente Executivo José Cechin
Pesquisador Bruno Minami
Pesquisador FELIPE DELPINO
Pesquisadora Natalia Lara