ÍNDICE DE PERCEPÇÃODA CORRUPÇÃO 2023 — Brasil ocupa posição 104 de 180, com piora em 2023 (Transparência Internacional)


O Índice de Percepção da Corrupção é o principal indicador de corrupção do mundo. Produzido pela Transparência Internacional desde 1995, ele avalia 180 países e territórios e atribuindo notas em uma escala entre 0 e 100. Quanto maior a nota, maior é a percepção de integridade do país.

O IPC de 2023 destaca como o enfraquecimento dos sistemas de justiça reduz a capacidade estatal de enfrentar e prevenir corrupção, além de aumentar os riscos de abuso de poder e de impunidade.




ANÁLISE BRASIL


No último ano, o Brasil perdeu 2 pontos no Índice de Percepção da Corrupção e caiu 10 posições, terminando na 104ª colocação entre os 180 países avaliados. Os 36 pontos alcançados em 2023 representam um desempenho ruim que coloca o Brasil abaixo da média global (43 pontos), da média regional para Américas (43 pontos), da média dos BRICS (40 pontos) e ainda mais distante da média dos países do G20 (53 pontos) e da OCDE (66 pontos).


Evolução da nota do Brasil desde 2012

PAÍS FALHA EM RECUPERAR PILARES ESSENCIAIS PARA ENFRENTAMENTO DA CORRUPÇÃO

Os anos de Jair Bolsonaro na Presidência da República deixaram a lição de como, em poucos anos, podem ser destruídos os marcos legais e institucionais anticorrupção que o país levou décadas para construir, e o primeiro ano de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência deixa a lição de como é (e ainda será) desafiadora a reconstrução.

De modo geral, o novo governo vem falhando na reconstrução dos mecanismos de controle da corrupção e, junto deles, do sistema de freios e contrapesos democráticos. Mas a responsabilidade não é só do Poder Executivo e houve alguns avanços importantes.


Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Read More

A corrupção na Saúde mata?

Carlos Eduardo Gouvêapolitica.estadao.com.brblogs/fausto-macedo/categorias/nao-aceito-corrupcao/13 de Abril de 2022transparency.org Pouco mais de dois anos se passaram desde que o SARS-CoV-2,…

Subscribe

PortugueseSpanishEnglish
Total
0
Share