Isso não é uma despedida. É um marco de uma nova etapa com a criação da Superintendência de Inovação Médica na Dasa em 2022.
Esta é uma republicação do post abaixo de Felipe Kitamura no linkedin, com o título acima, dado pelo Editor deste blog.
Felipe Kitamura, MD, PhD
Linkedin
Superintendent of Medical Innovation at Dasa
Janeiro 6, 2022
Há 4 anos entrei na Dasa. Um pouco antes da minha entrada recebi uma ligação do Gustavo Pinto perguntando se eu teria interesse em conversar com o Marcio Garcia (meu primeiro chefe) sobre uma vaga para trabalhar com #InteligênciaArtificial na Dasa. Apesar do meu gosto por inovação, sou médico radiologista de formação. Deixar de trabalhar com medicina causa um certo desconforto.
Nessa época o medo assolava a nossa especialidade médica (radiologia). Muitos pensavam que a #IA poderia acabar com a radiologia. Não aconteceu. Mas na época não sabíamos disso. Foi uma decisão difícil, mas baseada na confiança em alguns amigos (Dr. Romeu C. Domingues, Emerson Gasparetto, MD, Leonardo Vedolin, Thiago Julio, Nitamar Abdala, Igor Santos e alguns outros).
Vejo o passado com muita gratidão pelas amizades, pelas oportunidades, pelo aprendizado e por conviver com pessoas humanas, honestas e que se importam com as outras.
Nesse primeiro período guiado pelo Marcio Garcia conhecemos muitas startups de IA, testamos algumas, contratamos outras. Criamos nossos próprios algoritmos de IA, além de validarmos, implementarmos na prática, monitorarmos o uso. Foi um período de muito aprendizado, entregas e construção do time #DasaInova.
Em seguida, com o direcionamento do Gustavo Pinto, demos um passo além, o de gerar #valor concreto mensurável com a #IA para médicos e pacientes, o que é muito buscado e pouco atingido no mundo todo. Mogi e Vedolin me inspiraram a virar gestor.
Tudo isso com embasamento científico. Foram 17 artigos de #IA publicados pelo nosso grupo, incluindo revistas como #Radiology, #RadiologyAI, #RadiologyCardioThoracic, #NatureMedicine, #NatureDigitalMedicine, #Stroke e #JDI. Alguns dos nossos artigos estão entre os 5% com maior escore de atenção no Altmetric entre todos artigos do mundo.
Tivemos algumas premiações com medalhas de ouro, prata e bronze em desafios de #MachineLearning no Kaggle e um trabalho #MagnaCumLaude no #RSNA (Radiological Society of North America (RSNA)) sobre proteção da #privacidade dos pacientes.
As colaborações com outras instituições foram essenciais, destacando o MGH & BWH Center for Clinical Data Science (CCDS).
Tudo isso não seria possível sem o trabalho desse timaço da #DasaInova. O LinkedIn tem limite de citações de nomes, então não consegui incluir os nomes das 30 pessoas fantásticas com quem tenho o prazer de trabalhar, incluindo PMs, POs, Devs, DevOps, Interops, MLOps, QAs, analistas, cientistas de dados, engenheiros de ML e médicos.
Isso não é uma despedida. É um marco de uma nova etapa com a criação da Superintendência de Inovação Médica na Dasa em 2022.
Isso não é uma despedida. É um marco de uma nova etapa com a criação da Superintendência de Inovação Médica na Dasa em 2022.
Meu muito obrigado a todos os colaboradores e aos que idealizam e executam a construção da nova Dasa, incluindo Pedro Bueno, Carlos de Barros, Leonardo Vedolin, Emerson Gasparetto, MD, Gustavo Pinto, Sergio Ricardo Santos 🏳️🌈, Gustavo Campana, Ana Elisa A. C. de Siqueira, Hommenig Scrivani, Roberto Caldeira Cury, Alexandre Valim, Daniela Teixeira.
Filipe Kitamura
Superintendent of Medical Innovation at Dasa
Originally published at