Dossiê de Valor — Einstein 2023


SUMÁRIO EXECUTIVO


Editado por Joaquim Cardoso MSc
The Health Tech Institute — research and strategy


Hospital Israelita Albert Einstein
2023


Mensagem de abertura


A TRANSPARÊNCIA é um aspecto fundamental da medicina baseada em valor. Conhecer e analisar dados confiáveis melhora a prática assistencial, tanto do ponto de vista do paciente quanto do sistema de saúde.

Nesta equação, indicadores de qualidade, segurança, desfechos clínicos, desfechos reportados pelos pacientes e relacionados à utilização de recursos permitem aprimorar o planejamento organizacional, com ganhos clínicos para os pacientes, maior eficiência e redução de gastos desnecessários.


O resultado envolve a entrega de mais saúde e qualidade de vida para os pacientes, sem o desperdício de recursos.


Neste Dossiê de Valor, o Einstein detalha como acompanha cada etapa do relacionamento com o paciente e com o Corpo Clínico, como investe em programas de ensino, pesquisa e segurança, além de divulgar os indicadores de 2022 para dez especialidades médicas, da pediatria ao transplante, na qual despontamos como um dos maiores centros de referência do país.


A meta é a melhoria contínua dos indicadores, para alcançar resultados superiores aos dos benchmarks nacionais e internacionais.


Divulgar e comparar indicadores são parte fundamental da transparência imprescindível nas ações de entrega de valor para o paciente e para o sistema de saúde, um processo que começou no Einstein ainda nos anos 1990, quando obteve as primeiras certificações de qualidade.


Espera-se com esta iniciativa servir de inspiração para que a divulgação de indicadores de valor se torne um padrão entre os prestadores de serviços de saúde para que possamos avançar e entregar mais valor aos pacientes.


Apresentação


Como o Einstein cuida da saúde dos seus pacientes


OLHAR PARA CADA PACIENTE de maneira individualizada, com seus valores, necessidades e preferências.

O compromisso que norteia as ações do Einstein é detalhado neste dossiê, reforçando o empenho contínuo do hospital na geração de valor para seus pacientes, com foco na inovação e na excelência no cuidado.

Um compromisso que se reflete em um Corpo Clínico altamente qualificado, no investimento constante em tecnologias avançadas, no ensino, na pesquisa e em protocolos que visam maior qualidade e segurança para os pacientes.


Nas próximas páginas, compartilha-se a jornada do Einstein baseada em valor e orientada pelos princípios de Kaplan e Porter, que ganham aqui adaptação da Economia da Saúde do Einstein.

O desempenho das especialidades estratégicas ao longo de 2022 é apresentada por meio de seus principais indicadores: Sobrevida & Desfechos relatados pelo paciente, Custos & Complicações Evitáveis, Cuidado apropriado e Experiência & Satisfação do Paciente. Os resultados são guiados por metas e Benchmarks nacionais e internacionais.

Ao longo desse relatório, será possível ter uma visão ampla das atividades de cada uma das especialidades do Einstein em busca de excelência e melhorias constantes para os pacientes.

Venha descobrir mais sobre essa jornada.



1 Saúde Baseada em Valor Einstein


VALOR EM SAÚDE é classicamente definido como a comparação entre os resultados de saúde importantes para os pacientes e os custos para alcançá-los[1].


Na saúde baseada em valor, os provedores de serviços, incluindo hospitais e médicos, são recompensados por promover a melhoria da saúde, reduzir complicações e incidências de doenças crônicas com práticas baseadas em evidências.


A qualidade assistencial e o engajamento do paciente aumentam quando o foco está no Valor, e não no Volume [2].


De acordo com a Harvard Business School, os princípios da saúde baseada em valor incluem [3]:


  • Organizar o atendimento em torno das condições médicas;
  • Medir resultados e custos para cada paciente;
  • Alinhar modelos de reembolso que recompensem os melhores resultados e a eficiência no atendimento;
  • Integrar os sistemas com prestação de cuidados regionais organizados em torno da correspondência entre o provedor, o tratamento e o ambiente corretos;
  • Utilizar centros nacionais de excelência que atendam pacientes extremamente complexos;
  • Implementar um sistema de tecnologia da informação projetado para apoiar os principais elementos da agenda de Valor.

Em 2008, o Institute of Medicine realizou um workshop para explorar as perspectivas do valor do cuidado em saúde sob o olhar de seus principais interessados.


  • Os provedores consideraram o valor como base para a adequação do cuidado e das intervenções eficazes baseadas em evidências; 
  • os financiadores do sistema de saúde definiram como o benefício clínico alcançado pelo dinheiro gasto; 
  • já os pacientes afirmaram que uma intervenção valiosa é uma forma de tratamento que atenda às suas necessidades [4].

Sob a perspectiva do paciente, é importante considerar os fatores de qualidade de vida (QV), mais precisamente relacionada à saúde clínica.


As necessidades são medidas levando em consideração diferentes aspectos da QV, como dor, aspectos emocional e cognitivo ou prejuízo funcional [5].


Uma revisão sobre as percepções do paciente em relação à qualidade do atendimento enfatiza ainda a comunicação, o acesso aos cuidados de saúde e a tomada de decisão compartilhada como elementos-chave em um ambiente de saúde baseada em valor [6].



Para o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (National Health Service — NHS), saúde baseada em valor é o uso equitativo, sustentável e transparente dos recursos disponíveis para alcançar melhores resultados e experiências para cada pessoa [7].


Em 2017, uma década após o início do debate público sobre o tema, um estudo feito na Inglaterra, País de Gales, Itália e Escócia levou ao conceito três aspectos distintos, chamado de “Triple Value Model”, ou Modelo de Triplo Valor [8], fazendo referência ao “Triple Aim”, do Institute for Healthcare Improvement.


São eles:

  • Valor pessoal: o indivíduo recebe os cuidados adequados, e o resultado se relaciona com os valores e os objetivos individuais do paciente. 
     Isso requer a tomada de decisão compartilhada com base em informações completas sobre os benefícios e os riscos/ danos de diferentes opções, incluindo a opção de não tratar.

  • Valor alocativo (no nível populacional): refere-se à distribuição ideal e equitativa de recursos entre subgrupos populacionais para maximizar o valor em saúde para a população como um todo. 
     Esses subgrupos podem ser definidos entre pessoas com diferentes condições clínicas, como câncer ou doença mental, ou para grupos definidos por características demográficas.
  • Valor técnico (no nível da intervenção): relaciona-se ao alcance dos melhores resultados com os recursos disponíveis, garantindo que os recursos alocados sejam usados de forma otimizada, sem desperdício.

Essa definição mais ampla e abrangente da saúde baseada em valor, equilibrando a sustentabilidade com a qualidade dos cuidados individuais, que inclui desde a experiência do paciente até a saúde da população e os resultados de bem-estar, tem sido o foco das discussões mais recentes.


Evitar desperdícios e promover Valor diz respeito à qualidade do atendimento — que deve ser uma preocupação central do médico e do provedor de serviços de saúde.


Economia da Saúde do Einstein


A Economia da Saúde do Einstein foi inaugurada em 2010 e ampliou suas atribuições ao longo dos anos, como por exemplo através da

· criação da Célula de Desfechos em 2011 e do

· Escritório de Valor em 2017, passando a assumir a missão de promover a agenda de Valor em toda a organização.


Atualmente cinco estruturas chaves estão integradas na área:


· Escritório de Valor,

· Data Analytics,

· Epidemiologia,

· Codificação e a

· Célula de Desfechos Clínicos.


A partir desse movimento, foi possível reunir e integrar toda a inteligência da informação sobre Valor em Saúde da organização, já que anteriormente estava dispersa.


Atualmente, os projetos baseados em Valor são discutidos em reuniões regulares e executados em colaboração, o que permitiu que a fragmentação de informações e as redundâncias fossem eliminadas.


Outra iniciativa foi a atuação da Economia da Saúde em conexão direta com a Prática Médica.


A medida ajudou a difundir o conceito de Valor em Saúde e a gerar uma cultura de melhoria contínua, baseada em resultados clínicos [9].


O Einstein é uma organização liderada por médicos, com um modelo de Corpo Clínico aberto.


Isso significa que a maioria dos médicos não é contratada pelo hospital, mas passa por um processo de cadastro para atuar nele.


A introdução do conceito de Valor para o Corpo Clínico ocorreu nos grupos multidisciplinares liderados por médicos e centrados em condições clínicas, chamados de GMAs (Grupos Médicos Assistenciais).


Os GMAs facilitaram a ampliação da discussão e a reestruturação dos feedbacks médicos, incluindo dados sobre os desfechos relatados pelos pacientes (qualidade de vida, aspectos funcionais e emocionais relacionados à saúde) e os custos do tratamento em comparação com seus pares, conforme proposto inicialmente por Kaplan [10], promovendo a entrega de Valor para os pacientes.


Alinhamento com o Quintuple Aim


Desde 2015, o Einstein e o IHI (Institute for Healthcare Improvement) mantêm uma aliança estratégica e vêm desenvolvendo uma comunidade crescente de profissionais comprometidos com a melhoria da qualidade e da segurança do atendimento em saúde na América Latina, segundo os princípios do Quintuple Aim.


Publicado pela primeira vez em um artigo no The Journal of the American Medical Association (JAMA) em 2022, o Quintuple Aim amplia os conceitos do Triple e Quadruple Aim [11].


O primeiro, de 2008, debatia as metas “Melhoria da saúde da população”, “Aprimoramento da experiência do cuidado” e “Redução de custos”.


Em 2014, foi adicionado “Bem-estar dos profissionais” a essa declaração de objetivos.


No ano passado a “Busca pela equidade na saúde” foi criada como o quinto pilar deste guia, que é a base para o desenvolvimento e o alcance de boas práticas em saúde.


A cada ano, mais de 2 mil participantes com diferentes perspectivas, de pacientes e prestadores de serviço da linha de frente a diretores de operadoras e CEOs, reúnem-se no Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança para discutir tópicos relevantes em saúde.


O Einstein também é parceiro estratégico do IHI nos Programas de Fellowship, IHI Open School, Curso de Improvement Advisor no Brasil, Programa Parto Adequado, Programa Nacional de Segurança do Paciente e Aliança Latino-Americana de Hospitais de Excelência.



Sumário [do relatório completo]


· Mensagem de Abertura

· Apresentação

· 1. Saúde Baseada em Valor Einstein

· 2. Prática Médica e Relacionamento com o Corpo Clínico

· 3. Ensino e Pesquisa

· 4. Qualidade e Segurança

· 5. Desfechos Reportados pelo Paciente (PROMS)

· 6. Experiência do Paciente

· Pilares da Entrega de Valor

· 7. Especialidades

· Referências


Referências


1. Porter M, Teisberg E. Repensando a Saúde: estratégias para melhorar a qualidade de vida e reduzir custos. Porto Alegre. Bookman, 2007.

2. Porter ME. What is value in health care? N Engl J Med 2010;363:2477–81

3. Institute of Medicine of the National Academies. Learning Healthcare System Concepts. The Roundtable on Evidence-Based Medicine, Institute of Medicine. 2008. (Annual Report).

4. Fayers PM, Machin D. Quality of Life: The Assessment, Analysis and Interpretation of Patient-Reported Outcomes. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons; 2013.

5. Mohammed K, Nolan MB, Rajjo T, et al. Creating a patient-centered health care delivery system a systematic review of health care quality from the patient perspective. Am J Med Qual. 2016;31(1):12–21.

6. Hurst L, Mahtani K, Pluddemann A, et al. Defining Value-based Healthcare in the NHS: CEBM report. https://www.cebm. net/2019/04/defining-value-based-healthcare-in-the-nhs/

7. Gray, M., How to get better value healthcare. Vol. 3rd Edition. 2017: Oxford Press.

8. Makdisse M, Katz M, Ramos P, et al. What Is a Value Management Office? An Implementation Experience in Latin America. Value Health Reg Issues. 2018 Dec;17:71–73.

9. Thaker NG, Ali TN, Porter ME, et al. Communicating value in health care using radar charts: a case study of prostate cancer. J Oncol Pract 2016;12:813–20

10. Nundy S, Cooper LA, Mate KS. The quintuple aim for health care improvement: A new imperative to advance health equity. JAMA 2022;327:521–522

[1] Porter M, Teisberg E. Repensando a Saúde: estratégias para melhorar a qualidade de vida e reduzir custos. Porto Alegre. Bookman, 2007.

[2] Porter ME. What is value in health care? N Engl J Med 2010;363:2477–81

[3] Porter M, Teisberg E. Repensando a Saúde: estratégias para melhorar a qualidade de vida e reduzir custos. Porto Alegre. Bookman, 2007.

[4] Institute of Medicine of the National Academies. Learning Healthcare System Concepts. The Roundtable on Evidence-Based Medicine, Institute of Medicine. 2008. (Annual Report).

[5] Fayers PM, Machin D. Quality of Life: The Assessment, Analysis and Interpretation of Patient-Reported Outcomes. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons; 2013.

[6] Mohammed K, Nolan MB, Rajjo T, et al. Creating a patient-centered health care delivery system a systematic review of health care quality from the patient perspective. Am J Med Qual. 2016;31(1):12–21.

[7] Hurst L, Mahtani K, Pluddemann A, et al. Defining Value-based Healthcare in the NHS: CEBM report. https://www.cebm. net/2019/04/defining-value-based-healthcare-in-the-nhs/

[8] Gray, M., How to get better value healthcare. Vol. 3rd Edition. 2017: Oxford Press.

[9] Makdisse M, Katz M, Ramos P, et al. What Is a Value Management Office? An Implementation Experience in Latin America. Value Health Reg Issues. 2018 Dec;17:71–73.

[10] Thaker NG, Ali TN, Porter ME, et al. Communicating value in health care using radar charts: a case study of prostate cancer. J Oncol Pract 2016;12:813–20

[11] Nundy S, Cooper LA, Mate KS. The quintuple aim for health care improvement: A new imperative to advance health equity. JAMA 2022;327:521–522

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Subscribe

PortugueseSpanishEnglish
Total
0
Share